A cirurgia íntima tira a sensibilidade?

A cirurgia íntima tira a sensibilidade?

Estar com a saúde em dia é essencial para uma vida plena, e é graças a essa conscientização que cada vez mais buscamos por cuidados como alimentação saudável, prática de atividade física e procedimentos estéticos que nos deixem cada dia mais seguras e confiantes. Sobre estes procedimentos estéticos, há uma categoria de cirurgia plástica que vem se popularizando no Brasil já há alguns anos, nos tornando uma referência mundial por ser o país recordista na realização destes procedimentos, que é a cirurgia íntima feminina.

Ainda pouco comentada entre as mulheres, a cirurgia íntima feminina é uma das cirurgias com maior potencial de causar impacto positivo na autoestima e autoconfiança da mulher. Queixas como incômodo e desconforto durante as relações sexuais, constrangimento em usar calças justas e biquínis ou até vergonha de se expor a um parceiro sexual são algumas das que mais comumente trazem estas pacientes ao consultório de cirurgia plástica. Além destas razões, há ainda pacientes que relatam dificuldade de urinar sem que haja respingos quando os pequenos lábios são proeminentes, pois o jato de urina sai um pouco desgovernado… Todas estas são queixas que causam não somente desconforto e desagrado físico, mas também um grande desconforto psicológico, muitas vezes levando as pacientes à evitação de situações que as exponham, inclusive com evitação social e dificuldade de relacionamentos.

Embora há alguns anos a cirurgia íntima feminina possa ter sido considerada um tabu, hoje em dia não é mais. O maior acesso à imagem do corpo de outras mulheres, seja em revistas ou vídeos, fez com que muitas passassem a se comparar e desejar buscar a estética corporal que viam nessas imagens. Além disso, a disseminação de informações, especialmente pela internet, em que podemos buscar saber mais sobre assuntos de nosso interesse sem a necessidade de exposição, permitiu que muitas mulheres percebessem que o que lhes incomodava não era assim tão incomum, e mais, que podia ser facilmente resolvido por meio de um tratamento médico. Entretanto, mesmo com toda essa informação, muitas são as dúvidas sobre os procedimentos envolvidos na cirurgia íntima feminina, e é exatamente sobre isso que trataremos agora.

Diversos são os procedimentos que podem ser realizados na região íntima feminina. Vamos citar então os mais comuns no consultório de cirurgia plástica. A ninfoplastia, que é a cirurgia dos pequenos lábios, a lipoaspiração e o lifting pubianos, para emagrecer ou elevar o monte de Vênus, respectivamente, a lipoenxertia do púbis ou dos grandes lábios vaginais, a clitoropexia e a bioestimulação de colágeno para a flacidez.

Afinal, a cirurgia íntima acaba com a sensibilidade? Sim ou Não?

Esse é um dos maiores receios das pacientes que desejam tratar a região íntima, o de perder a sensibilidade. De que serviria tratar a região íntima para se sentir mais confortável e confiante com seu aspecto se o toque não fosse mais prazeroso, não é mesmo?

Importante esclarecer e tranquilizar todas as mulheres que nenhum dos tratamentos cirúrgicos da região íntima interfere no prazer sexual. Aliás, se há alguma interferência esta será positiva, pois nada supera a autoconfiança e autoestima elevadas em um relacionamento. Além de resolver os desconfortos físicos apresentados pelas pacientes, a cirurgia íntima ainda contribui para aliviar as questões emocionais envolvidas.

Sobre a sensibilidade no local das cicatrizes, como em qualquer cirurgia pode haver uma sensação de adormecimento da região logo após o procedimento, que vai se resolvendo ao longo do tempo. A sensibilidade clitoridiana, entretanto, não sofre nenhum dano.

Principais cuidados pós-operatórios e tempo de recuperação

Estes são procedimentos que, embora delicados, apresentam recuperação pós-operatória usualmente bastante simples e rápida.

A paciente é orientada a fazer repouso e compressas frias na região nas primeiras 72 horas para conter qualquer sangramento e ajudar no controle do inchaço local.

Em geral é possível que em dois a três dias a paciente retome suas atividades usuais de trabalho, devendo resguardar-se de atividades físicas por um pouco mais de tempo, usualmente por até duas semanas, dependendo da cirurgia a que foi submetida. Sobre as atividades sexuais, é preciso respeitar um período de cerca de um mês sem relações para permitir que haja completa cicatrização local antes.

Orientamos ainda evitar piscina e banhos de imersão, como banheiras ou mar até completa cicatrização da região operada para evitar infecções.

Como você pode ver, a cirurgia íntima feminina é um procedimento que vem se popularizando cada vez mais no Brasil e apresenta resultados estéticos e psicológicos absolutamente transformadores. Além da liberdade e tranquilidade na hora de escolher sua roupa ou biquíni, a paciente ainda experimenta um imenso ganho de autoestima e segurança no seu relacionamento íntimo.

Trata-se de um procedimento seguro, e que em nada compromete a sua vida sexual, pois não diminui a sua sensibilidade. Então se você se sente constrangida ou incomodada com algum aspecto da sua região íntima, seja estético ou físico, como desconforto nas relações sexuais, procure uma avaliação com um cirurgião plástico.

Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre esta cirurgia, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-la!