A lipoaspiração resolve flacidez?

A lipoaspiração resolve flacidez?

Só quem venceu a batalha contra a balança sabe o que isso significa, não é mesmo? Uma vida nova que começa! Entretanto, para muitas pessoas, a perda de peso é apenas o começo do processo para o corpo dos seus sonhos.

O nosso corpo, assim como a roupa que vestimos ou a maquiagem que utilizamos, exercem importante função na reafirmação da nossa personalidade. Apesar de todo o esforço corrente na quebra de padrões de beleza, nossa sociedade ainda valoriza muito a aparência, e por conta disso muitas pessoas que se encontram acima do peso apresentam autoestima baixa, podendo muitas vezes comprometer até o seu convívio social no trabalho, nos estudos e também as suas relações pessoais.

Felizmente muita gente consegue perder os quilinhos a mais que tanto assombravam com novos hábitos, onde uma rotina de alimentação balanceada e a prática de atividade física passam a fazer parte da sua vida. Por outro lado, muitas vezes essa perda de peso vem acompanhada de excesso de pele, flacidez e estrias…  Nesses casos específicos, embora a saúde física tenha sido conquistada, a saúde emocional muitas vezes ainda não, pois a vergonha de vestir uma roupa mais justa ou até o desconforto de se olhar no espelho continuam.

Essa mesma situação também é comum nas mulheres após a gestação. Para muitas delas, mesmo com o ganho controlado de peso, em torno de 10 a 12 quilos somente, após o nascimento do bebê e o retorno ao seu peso usual a pele abdominal passa a se apresentar mais mole e flácida em relação ao que era antes, frequentemente abalando a confiança dessas mulheres devido a tantas mudanças.

Aí vem a questão que muitos pacientes buscam esclarecer nos consultórios de cirurgia plástica: uma lipoaspiração resolve essa flacidez?

Afinal, a Lipoaspiração Resolve a Flacidez?

Para responder a esta pergunta vamos conversar um pouquinho sobre o mecanismo de ação da lipoaspiração e também sobre o que exatamente é a flacidez.

A flacidez é a perda da qualidade elástica da pele em que ela não apresenta mais a mesma característica de recolhimento ou retração que tinha inicialmente. Para compreendermos esse fenômeno de uma vez por todas podemos pensar em um elástico como analogia.

Um elástico quando puxado e solto rapidamente logo volta ao seu formato inicial e a sua elasticidade se mantém. Entretanto, se o puxarmos demais ou se o mantivermos esticado por um período de tempo muito grande ele não voltará mais ao seu formato inicial, ou seja, ele se deformará e perderá a sua elasticidade. E é exatamente isso que acontece com a pele quando engordamos e emagrecemos demais. A pele perde sua capacidade elástica de se retrair, deixando flacidez.

Falando um pouco sobre a lipoaspiração, por promover somente o esvaziamento, ou melhor, a redução do conteúdo de gordura abaixo da pele, ela tem poder somente de atenuar o quanto esticada a pele está, mas de modo algum consegue interferir na qualidade e quantidade de fibras elásticas da pele para permitir que ela seja mais ou menos elástica, portanto, ela não trata a flacidez, propriamente.

O que acontece é que em casos de flacidez leve, quando não há excesso de pele, pelo mecanismo de cicatrização após o trauma cirúrgico a pele pode sim ficar mais firmemente aderida aos planos profundos, levando a uma melhora da flacidez.

Podemos agora entender que a lipoaspiração não é tratamento de flacidez, podendo inclusive agravá-la em casos em que há sobra de pele. Já nos casos sem sobra de pele e com flacidez leve, a lipoaspiração pode promover melhora através da melhor adesão da pele aos planos profundos.

Para saber se a lipoaspiração ajudaria ou se poderia até atrapalhar no seu caso específico, somente a avaliação criteriosa de um cirurgião plástico pode dizer.

Caso tenha persistido alguma dúvida em relação ao que conversamos, ou se desejar alguma nova informação entre em contato conosco que teremos o maior prazer de responder!