Tudo o que você deveria saber sobre a diferença entre abdominoplastia e lipoaspiração

Tudo o que você deveria saber sobre a diferença entre abdominoplastia e lipoaspiração

Dizem que somos eternos insatisfeitos, e a autoimagem é um dos campos preferidos para canalização das nossas insatisfações, concorda? Atividades corriqueiras como olhar-se no espelho, escolher o que vestir ou tirar uma fotografia podem ser momentos estressantes e desafiadores para boa parte das pessoas, justamente pela insatisfação com o próprio corpo.

A gordurinha localizada é um dos vilões capazes de causar esse desagrado com a própria imagem. Um abdome livre de gordura localizada e flacidez é o sonho de todo mundo, mas infelizmente, para muitas pessoas, apesar da dieta equilibrada e da prática de exercícios físicos, a tão desejada barriguinha não vem… E é exatamente para estes casos que a cirurgia plástica passa ser uma opção.

Essa gordurinha localizada que insiste em permanecer a despeito de todos os esforços e o excesso de pele em quem teve uma grande perda de peso, embora super incômodas, podem ser facilmente solucionadas através da lipoaspiração e abdominoplastia. Embora sejam procedimentos super populares e muito procurados nos consultórios de cirurgia plástica, ainda há bastante confusão envolvendo os dois, especialmente no que diz respeito a quando cada um deles está indicado.

Então agora vamos falar tudo o que há para dizer sobre lipoaspiração e abdominoplastia para esclarecer todas as suas dúvidas! Vem comigo!

Afinal, qual é a diferença entre Lipoaspiração e Abdominoplastia?

Vamos então deixar bem claro quais são as principais diferenças entre os dois procedimentos para que não restem mais dúvidas!

A lipoaspiração é a cirurgia indicada para retirar aquela gordurinha que resiste mesmo aos treinos mais caprichados e dietas mais adequadas. Essa gordura localizada pode ser retirada do abdome, dos pneuzinhos das costas, dos culotes, braços, coxas, papada, das axilas naquelas dobrinhas da alça do sutiã, só para citar as regiões mais comuns!

O procedimento é realizado através de pequenos cortes na pele em locais estratégicos por onde introduzimos as cânulas de sucção. Esses cortes vão variar em localização conforme as áreas do corpo a serem tratadas, e são bem pequenos, menores que um centímetro de extensão.

Já a abdominoplastia é indicada para os casos em que há também excesso de pele além de gordura localizada, e ainda quando há frouxidão da musculatura abdominal, a chamada diástase dos músculos retos do abdome. Um grande benefício adicional da abdominoplastia é que esse procedimento também consegue remover estrias da pele quando elas estão localizadas na região inferior ao umbigo graças à remoção desta pele.

A abdominoplastia é bastante requisitada por pessoas que tiveram grande perda de peso e por mulheres após a gestação. Esses pacientes apresentam em comum uma pele flácida, depósitos de gordura e comumente estrias na região da barriga, além de diástase dos músculos abdominais, que é o afastamento desta musculatura dando aspecto arredondado ao abdome, como nas grávidas.

A Lipoaspiração e a Abdominoplastia podem ser realizadas juntas?

Essa é outra dúvida bem comum, já que muitas vezes um procedimento parece ser complementar ao outro, e poder realizá-los ao mesmo tempo significaria um grande benefício. Neste caso é sim possível realizar a lipoaspiração e a abdominoplastia no mesmo tempo cirúrgico, ou seja, no mesmo dia, contanto que o paciente apresente condições favoráveis para os procedimentos. Quando fazemos esta associação, a cirurgia é chamada de lipoabdominoplastia.

Ponto importante! Deve ficar bem claro que o objetivo destes procedimentos não é o emagrecimento do paciente, mas sim a melhora do seu contorno corporal. Por isso, o resultado será muito mais agradável e satisfatório se o paciente já estiver com o peso adequado e se alimentando corretamente.

Como você pode ver, a lipoaspiração e a abdominoplastia são dois procedimentos que apresentam resultados surpreendentes e transformadores. O benefício estético que proporcionam se reflete diretamente no aspecto emocional, o que se traduz em muito mais segurança no dia a dia e uma autoestima nas alturas! São cirurgias que literalmente mudam a vida dos pacientes. Então se você não está satisfeita ou satisfeito com o contorno do seu corpo, ou se sente desconfortável na hora de provar ou escolher suas roupas, ou ainda sente vergonha de expor seu corpo na academia, na praia ou qualquer outra situação, saiba que você pode mudar tudo isso!

Espero ter conseguido esclarecer suas principais dúvidas em relação às diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia! Caso ainda tenha restado alguma questão, entre em contato conosco, que teremos o maior prazer de responder!