Tudo o que você sempre quis saber sobre a Ninfoplastia e nunca teve coragem de perguntar

Tudo o que você sempre quis saber sobre a Ninfoplastia e nunca teve coragem de perguntar

Deixe de lado a vergonha, suas inseguranças e seus medos nos momentos de intimidade! Quem já não leu ou ouviu esse conselho para melhor aproveitar tudo que um relacionamento e uma relação sexual podem oferecer? Pois esta pode ser uma tarefa menos fácil do que parece… Para muitas mulheres a insatisfação com a estética e o desconforto com o seu órgão sexual podem se tornar verdadeiros fantasmas, e interferir diretamente na qualidade de sua vida pessoal.

Embora temas como empoderamento feminino, liberdade e autoestima estejam cada dia mais em alta, sentir-se à vontade com seu corpo e suas formas únicas não é tão simples assim. Para muitas mulheres a relação sexual é sinônimo de constrangimento e desconforto. Vários são os relatos em consultório de mulheres que evitam ter relações de luz acesa por vergonha de mostrar o próprio corpo… Em grande parte dos casos, a queixa é em relação à aparência externa da região íntima, a vulva. A queixa mais frequente é com os pequenos lábios, quando estes são proeminentes, ficando muito aparentes para além dos grandes lábios, ou então quando são muito diferentes um do outro.

Até algumas décadas atrás, temas como o ato sexual, o prazer feminino e o próprio corpo eram tabus, assuntos jamais conversados. Por conta disso, muitas mulheres passaram a vida toda reprimidas sexualmente, algumas delas ainda hoje. Muitas mulheres jovens e ativas, hoje ao redor dos 50 ou 60 anos, passaram por isso por conta da educação repressiva da época. Já atualmente, podemos comemorar a liberdade de acesso à informação, a educação sexual e a maior abertura para conversarmos sobre todos os aspectos da vida. Ilustrando essa mudança, o Brasil é hoje líder mundial em cirurgia íntima feminina conforme o último censo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, a ISAPS, feito em 2018 (https://www.isaps.org/wp-content/uploads/2019/12/ISAPS-Global-Survey-Results-2018-new.pdf ).  Entre os procedimentos cirúrgicos coletivamente chamados de cirurgia íntima feminina, destaca-se a ninfoplastia, ou cirurgia plástica dos pequenos lábios vaginais, como o tratamento mais procurado em nossos consultórios.

Para quem a Ninfoplastia é indicada?

A ninfoplastia é indicada para mulheres que se sentem incomodadas com a estética vaginal pelo volume dos seus pequenos lábios, quando estes se apresentam exteriorizados além dos grandes lábios, ou então quando estes são assimétricos e muito diferentes um do outro, e desejam ter a liberdade de poder vestir biquínis, calças e até mesmo roupas de ginástica justas sem medo de que este volume chame atenção ou as deixe constrangidas.

A ninfoplastia também é a cirurgia plástica indicada para mulheres que sentem desconforto e às vezes até dor durante a relação sexual devido ao tamanho dos pequenos lábios, que podem acabar dobrando para dentro da vagina durante a penetração.

Por fim, a ninfoplastia também é indicada em casos em que a mulher refere dificuldade de higiene, seja na hora de urinar, em que o jato de urina pode sair desgovernado, causando desagradáveis respingos, ou por acúmulo de secreções e urina podendo inclusive levar a infecções como candidíase, por exemplo.

Como é Realizada e Tempo de Recuperação?

De modo geral a ninfoplastia é uma cirurgia simples, que consiste na redução dos pequenos lábios através de diferentes técnicas, e pode ser realizada em mulheres das mais variadas idades, desde adolescentes que já apresentam seu desenvolvimento físico completo até mulheres maduras. O procedimento é realizado sob anestesia local com ou sem sedação, e costuma leva em torno de uma hora.

Como é um procedimento simples, a recuperação também costuma ser rápida. A paciente geralmente recebe alta no mesmo dia e é orientada a permanecer em repouso por dois a três dias fazendo compressas geladas na região íntima para conter eventuais sangramentos, reduzir inchaço e dor.

Após este período inicial, a paciente pode retornar às suas atividades usuais, contanto que não demandem muita atividade física. Para retorno às atividades físicas, solicitamos pelo menos duas semanas, e um mês para retorno às atividades sexuais.

Como você pode ver, a ninfoplastia realmente é uma cirurgia íntima transformadora, que proporciona à mulher a segurança e autoestima que ela merece em todos os momentos de sua vida, inclusive nos mais íntimos. Se você sente qualquer tipo de desconforto físico ou psicológico durante as relações sexuais ou se incomoda com a estética da sua região íntima, não deixe de procurar ajuda.

Espero ter esclarecido as suas principais dúvidas e curiosidades sobre a ninfoplastia! Caso ainda tenha ficado com alguma questão, não deixe de entrar em contato conosco, que teremos o maior prazer de respondê-la!