Vamos conversar sobre a mamoplastia?

Vamos conversar sobre a mamoplastia?

Sentir-se bem com o próprio corpo é o sonho de toda mulher, não é mesmo? Transmitir através da nossa imagem quem realmente somos e reafirmar a nossa personalidade com total segurança é tudo o que desejamos.

Os seios representam talvez o maior símbolo da feminilidade, e possivelmente por isso muitas das mulheres insatisfeitas com os seus seios se sentem inseguras e têm baixa autoestima. Essa insegurança e falta de autoestima podem influenciar negativamente diversos aspectos da sua vida, desde coisas aparentemente menos relevantes, como a dificuldade de vestir uma blusinha ou vestido tão desejado ou de aproveitar uma viagem maravilhosa com aquele biquíni lindo, até aspectos bem mais sérios como a dificuldade de se relacionar por não se sentir à vontade com o seu próprio corpo.

Vênus de Milo, Museu do Louvre

É evidente que o tamanho e formato dos seios não determinam o caráter e valor de uma mulher e muito menos definem o sucesso ou fracasso de um relacionamento, mas somente aquelas que não se sente bem com o próprio corpo sabem o quanto isso influencia negativamente, pois alguns momentos que deviam ficar registrados na memória pela felicidade se tornam uma verdadeira frustração.

A cirurgia plástica é a área da medicina que tem por finalidade justamente colaborar na restauração dessa segurança e autoestima tão desejadas por todos, para que cada momento da vida possa ser aproveitado da melhor forma possível. Você deve conhecer alguma mulher que já se submeteu a uma mamoplastia, certo? A mulher que se submete a mamoplastia costuma dizer que a cirurgia mudou sua vida! E é assim mesmo. Essas mulheres têm a sua vida transformada porque a sua imagem passa a representar quem realmente elas são. Ter a liberdade de escolher as suas roupas sem medo e vestir o que realmente sempre desejaram é maravilhoso, isso sem falar na maior segurança que passam a ter em seus relacionamentos.

Por tudo isso, eu costumo dizer que a mamoplastia vai muito além de um procedimento estético, pois ela representa acima de tudo a conquista da liberdade da mulher de ser quem ela realmente deseja ser com total confiança e conforto em todos os momentos de sua vida, sem medo de ser feliz.

O que é então a mamoplastia?

A mamoplastia, ou cirurgia plástica das mamas, é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres por ser um procedimento que permite a melhora do equilíbrio do seu corpo proporcionando não apenas benefícios estéticos, mas também psicológicos.

A mamoplastia é um procedimento indicado para mulheres que apresentam seus seios completamente desenvolvidos e desejam alterar o seu volume ou forma aumentando-os com próteses de silicone ou diminuindo-os através da retirada de tecido mamário, sendo também indicada para mulheres que apresentam suas mamas murchas e flácidas.

O ideal é que a mamoplastia seja realizada em pacientes cujas mamas tenham o seu tamanho já definido, ou seja, adultas ou em torno de quatro anos após a primeira menstruação. Nos casos em que meninas mais jovens já apresentam sua formação e desenvolvimento físico completos, com a concordância e autorização dos responsáveis também é possível realizar o procedimento. Outros casos em que a mamoplastia também é indicada é quando há grande assimetria entre as mamas ou algum tipo de anomalia ou malformação.

Existem alguns tipos diferentes de mamoplastias. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Mamoplastia de Aumento

A mamoplastia mais frequentemente realizada, e uma das cirurgias mais comuns no mundo é a mamoplastia de aumento, que é aquela onde são utilizados os implantes de silicone para aumentar o tamanho dos seios através de pequenos cortes mais comumente posicionados no sulco inframamário, mas que eventualmente podem também ser realizados na região ao redor das aréolas ou nas axilas.

Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora é aquela que tem por finalidade reduzir o volume e consequentemente o peso das mamas, sendo indicada para mulheres que sentem desconforto físico ou psicológico em decorrência deste tamanho aumentado dos seios. Estes desconfortos podem incluir dor nas costas, dor no pescoço ou até má postura que pode levar a alterações na coluna. A mulher pode se sentir vulnerabilizada e insegura, muitas vezes relatando que parece acima do peso pelo simples fato de suas mamas serem maiores do que seria proporcional ao seu biotipo. Ao fim do procedimento as mamas adquirem um novo formato e uma posição mais elevada no tórax, já que essas mamas grandes e pesadas usualmente se encontram também caídas.

Mastopexia

A mastopexia é indicada para mulheres que apresentam as suas mamas flácidas e murchas. Indicada muitas vezes após a gestação e amamentação, ou então após perda de peso. Quando o volume das mamas é muito pequeno e há o desejo de aumentá-lo é possível associar a introdução de implantes de silicone ao mesmo tempo em que se remodela e eleva as mamas, fazendo-se a chamada mastopexia de aumento.

A mamoplastia é realizada sempre em ambiente hospitalar, a fim de garantir toda a segurança necessária durante o procedimento cirúrgico. A anestesia pode variar conforme o procedimento indicado para cada paciente, mas em geral será realizada sob anestesia local ou bloqueio regional associada à sedação, garantindo o conforto desejado para a realização da cirurgia. Não costuma se fazer necessária a internação para o procedimento, podendo a paciente ter alta hospitalar para casa no mesmo dia da cirurgia após algumas horas de recuperação da anestesia.

A mamoplastia é definitiva?

Infelizmente na cirurgia plástica não há resultados definitivos já que a gravidade e os processos naturais de envelhecimento continuarão atuando sobre nós, portanto, com o passar dos anos a pele tenderá a perder sua firmeza. Entretanto, esse processo pode ser retardado com alguns cuidados como a utilização de protetor solar para evitar que a radiação ultravioleta acelere o processo de degeneração das fibras colágenas, a correta hidratação com cremes ou óleos hidratantes, a utilização de sutiã para que haja sustentação e conforto e as mamas sofram menos com a ação da gravidade e o controle do peso, já que o efeito sanfona pode prejudicar a elasticidade da pele, deixando-a flácida e com estrias.

Cuidados Pós-operatórios e Tempo de Recuperação

São simples os cuidados a tomar após a mamoplastia e o tempo de recuperação também é curto desde que todas as orientações sejam seguidas rigorosamente.

É importante evitar fazer qualquer tipo de esforço por pelo menos duas semanas e retornar à prática de atividade física somente após um mês do procedimento. Também é indispensável o uso do sutiã compressivo por pelo menos um mês após a cirurgia.

Como você pode ver, a mamoplastia é um procedimento estético que tem como principal objetivo transformar a sua vida através do tão desejado equilíbrio do corpo com a imagem que dele queremos ter, proporcionando a você confiança, segurança e autoestima em todos os momentos da sua vida. Poder se olhar no espelho e ter sua melhor versão refletida não tem preço!

Se você ficou com alguma dúvida em relação à mamoplastia, ou quer mais informação sobre o assunto, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder!