Você sabe a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?

Você sabe a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?

Quem entre nós não deseja manter sua pele rejuvenescida, livre de rugas e flacidez? Eu imagino que dez em cada dez mulheres sonham com isso, não é mesmo? E pode ter certeza, a cada dia mais homens se unem a nós nesse desejo!

Quando falamos de beleza, uma pele macia e livre de linhas de expressão representa muito mais do que jovialidade. Representa saúde, cuidado e principalmente carinho consigo mesmo. Apesar da nossa vontade de manter essa beleza, o tempo passa para todos, e em algum momento, seja por fatores genéticos ou por descuido, nossa pele perde sua elasticidade, tornando as linhas de expressão cada vez mais aparentes.

Hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos, podemos adiar muito o surgimento de rugas e linhas de expressão, além de atenuá-las quando finalmente surgem, pois existem excelentes tratamentos capazes de proporcionar uma verdadeira pele de porcelana. E o que é melhor, proporcionam ainda maior confiança para enfrentarmos o nosso dia a dia e uma autoestima renovada!

Os tratamentos com toxina botulínica, conhecida popularmente por um dos seus nomes comerciais, e o preenchimento facial com ácido hialurônico vêm se popularizando cada dia mais no Brasil por conta dos excelentes resultados que podem oferecer em mãos bem treinadas, mas apesar de sua popularidade, ainda existem muitas dúvidas sobre estes procedimentos.

Antes de explicar quais são as principais diferenças entre o tratamento com toxina botulínica e o preenchimento facial, quero deixar bem claro que ter a pele flácida, envelhecida, cheia de rugas e linhas de expressão é hoje uma questão de escolha,  porque temos hoje muito à disposição para nos mantermos bem, com a pele linda, macia e sedosa!

Para quem a toxina botulínica e o preenchimento estão indicados?

Há uma imensa confusão na cabeça das pessoas sobre os tratamentos com toxina botulínica e preenchimentos, especialmente no se que refere ao que cada um deles pode tratar. É fácil entender a razão desta dificuldade, já que os dois procedimentos têm o mesmo objetivo, proporcionar rejuvenescimento e harmonização facial. Para esclarecermos estas dúvidas de uma vez por todas vou explicar um pouco melhor como cada um deles age usando como exemplo algumas das queixas mais comuns que temos no consultório.

Talvez a mais comum dessas queixas seja o surgimento das temidas rugas na região da testa e os indesejáveis pés de galinha ao redor dos olhos, que se tornam ainda mais aparentes quando sorrimos, denunciando da pior forma possível que os anos estão passando e que não estamos alheios a ele. Muitas mulheres passam a minimizar suas expressões faciais, às vezes até evitando sorrir, a fim de evitar a formação das incômodas linhas…

Outro sinal do envelhecimento também muito comum, e que gera muitas dúvidas a respeito do tratamento mais adequado, se através da toxina botulínica ou do  preenchimento, é o famoso bigode chinês, aquela linha que se inicia na base do nariz e vai até a lateral da boca, dando à face aquele aspecto de cansaço. Com o passar dos anos essa linha se aprofunda, evoluindo por conta da maior flacidez da pele, progredindo até o ponto em que a face do paciente se assemelha à de um buldogue, com a queda característica das bochechas.

A terceira queixa que vou citar também acende o sinal de alerta do envelhecimento, e  causa muitas confusões em relação ao seu tratamento. São as rugas labiais conhecidas por código de barras. Elas costumam aparecer ao redor dos quarenta anos, às vezes até antes, e se não tratadas, se tornam progressivamente mais profundas e aparentes por conta da perda de volume e espessura da pele.

Vamos aos tratamentos então! Para o tratamento das ruguinhas do rosto, especialmente aquelas entre as sobrancelhas quando estamos bravos, as da testa quando ficamos surpresos e os pés de galinha, o tratamento mais indicado é a toxina botulínica. Sua aplicação enfraquece a musculatura, provocando a redução da sua mobilidade principalmente quando nos expressamos, proporcionando uma pele com um aspecto muito mais jovem, já que as dobras que se formam na pele com a mímica facial ficam muito mais leves ou até somem.

Esta não é a única aplicação da toxina botulínica no consultório. Além do tratamento da face atenuando as rugas que surgem com a mímica facial, também podemos utilizar a toxina para reduzir a eliminação excessiva de suor nas mãos, axilas e pés. Através da aplicação da medicação nestas regiões, as glândulas que eliminam suor ficam temporariamente paralisadas, por assim dizer, não conseguindo expulsar suor como usualmente fazem.

Já para o tratamento do bigode chinês a indicação de tratamento usualmente é com o preenchimento, enquanto o código de barras demanda a associação dos dois tratamentos, ou seja, da toxina botulínica para diminuir a contração da musculatura ao redor dos lábios e atenuar a formação das rugas e do preenchimento para devolver o volume que foi perdido ao longo dos anos.

É importante compreendermos que enquanto o preenchimento com ácido hialurônico tem por objetivo devolver volume às áreas consumidas pelo envelhecimento, desse modo sustentando melhor a face emagrecida e reduzindo a flacidez aparente, a toxina botulínica objetiva enfraquecer a musculatura para reduzir a sua mobilidade, diminuindo a formação de rugas com nossas expressões faciais. Assim, em muitos casos indicamos a associação desses dois procedimentos, o que proporciona resultados excelentes e um rejuvenescimento facial inquestionável.

Como você pode ver, a toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico são procedimentos especialmente desenvolvidos para ressaltar a sua beleza. Utilizados de maneira adequada, com elegância e buscando a naturalidade de resultados, podem transformar a sua vida, proporcionando confiança, segurança e autoestima. Olhar-se no espelho e ver sua melhor versão refletida não tem preço!

Espero ter deixado claro para você as principais diferenças e aplicações destes tratamentos maravilhosos que fazem parte do arsenal do cirurgião plástico no tratamento e embelezamento dos nossos pacientes! Caso tenha dúvidas ou se quer saber mais sobre qualquer um deles, entre em contato conosco que teremos prazer em responder!