Clique aqui e agende sua consulta - WhatsApp Agenda (51) 99792.8858
Barbara Goldoni - Cirurgia Plástica
Top

Procedimentos

Imagem cabeçalho procedimentos corpo

mastopexia

O que é?

A mastopexia é a cirurgia para tratar mamas flácidas, caídas ou de aparência murcha ou esvaziada.

Quando está indicada?

Indicada para pacientes que percebem queda das mamas ou piora de sua forma, frequentemente após perda de peso ou gestação e amamentação prévias.

Objetivos

O objetivo da mastopexia é reposicionar a glândula mamária na posição mais adequada, removendo o excesso de pele e se necessário, utilizando-se, se necessário, de implantes de silicone para auxiliar na obtenção de volume e melhora do formato das mamas.

Como é a feita a cirurgia e cicatrizes esperadas

As incisões e consequentemente as cicatrizes dependem do quanto de pele há em excesso e da necessidade de reposicionar glândula e especialmente aréolas e mamilos. Elas podem ser somente ao redor das aréolas, estenderem-se inferiormente como um pirulito, ou mais frequentemente, envolver ainda um terceiro traço de cicatriz horizontal no sulco inframamário, o chamado T invertido.

Através das incisões escolhidas será acessada a glândula mamária, sendo esta reformatada e reposicionada, inseridos os implantes de silicone se necessários, com posterior ressecção do excesso de pele e fechamento dos pontos.

Anestesia

Local com sedação ou bloqueio peridural.

Duração

Duas a três horas.

Internação

Observação por seis a 12h.

Cuidados antes e depois da cirurgia

Evitar depilar as axilas por duas semanas antes do procedimento para evitar lesões ou pelos inflamados, que poderiam levar a infecção após a cirurgia.

Após o procedimento, evitar erguer os braços e fazer qualquer tipo de esforço por pelo menos duas semanas. Contribuindo com essa medida, fazer uso somente de blusas abertas, como camisas, nesse período.

Fazer uso de sutiã compressivo por pelo menos um mês após a cirurgia.

Evitar dirigir por pelo menos duas semanas.

Retomar atividades físicas somente após um mês do procedimento.

Recuperação

A recuperação é muito dependente do cuidado pós-operatório de cada paciente, o que pode encurtar esse período ou prolongá-lo, em caso de má aderência às orientações médicas.

A dor costuma ceder já na primeira semana, e em um mês, tendo sido tomados todos os cuidados, em geral é possível que a paciente retome sua rotina usual.