Você sabe a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

Você sabe a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

Embora a lipoaspiração e a lipoescultura figurem entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, a diferença entre as duas ainda é uma pergunta que ronda a cabeça de muita gente interessada em tratar aquelas gordurinhas incômodas e persistentes. Afinal, existe diferença entre lipoaspiração e lipoescultura ou são somente nomes diferentes para a mesma cirurgia?

 Essa é uma dúvida super frequente entre as pacientes que procuram o consultório de cirurgia plástica, especialmente entre as mulheres mesmo, que gostam da ideia de “escultura”! E são mesmo cirurgias diferentes!

Na era da informação dos tempos atuais, a busca por saúde e hábitos saudáveis está cada vez mais difundida, e junto com eles a busca pela imagem que reflita esses hábitos, o corpo bonito. Isso é ainda mais evidente em países tropicais como o nosso em que o corpo fica mais exposto. Só que nessa busca pelo corpo sarado muitas vezes as pessoas se deparam com gordurinhas resistentes a todo tipo de esforço. A infame “pochete”, aquela barriguinha saliente abaixo do umbigo, ou então os pneuzinhos que escapam do cós da calça mesmo quando tentamos escondê-los são duas das queixas mais comuns de quem capricha nos treinos, cuida da alimentação, e mesmo assim não consegue fazer a gordura localizada ir embora. Tem ainda as gordurinhas nas alças do sutiã, aquela no meio das coxas… E é aí que entra a vontade de visitar um cirurgião plástico! Mas como saber qual a cirurgia certa para tratar cada caso? Vamos explicar cada um dos procedimentos para ajudar a identificar qual se encaixa melhor para você.

Lipoaspiração ou Lipoescultura?

Ambas as cirurgias são indicadas para pacientes que apresentam acúmulo localizado de gordura. Mas enquanto a lipoaspiração é o tratamento para retirar gordura destes acúmulos localizados de gordura, na lipoescultura temos a associação da aspiração de gordura localizada com a enxertia, ou seja, reintrodução de parte desta gordura depois de um preparo adequado em locais que queremos que aumentem de volume ou mudem de contorno.

Tanto a lipoaspiração quanto a lipoescultura devem ser realizados em ambiente hospitalar para assegurar a segurança e assepsia para o procedimento. A anestesia a ser realizada vai depender das áreas corporais a serem tratadas. Pode ser desde sedação com anestesia local para procedimentos em áreas menores, como papada, até a anestesia geral, eventualmente, quando as áreas a serem tratadas excedem a capacidade dos bloqueios de anestesiar.

Na lipoaspiração, o que fazemos são pequenos cortes para que possam ser introduzidas as cânulas, através das quais com o auxílio de aparelhos é realizada a aspiração a vácuo do excesso de tecido de gordura abaixo da pele.

Temos que lembrar que a lipoaspiração não é um procedimento emagrecedor, ou seja, não é indicado para pessoas acima do peso que desejam perder o excesso, mas sim um procedimento de refinamento para pacientes que já estão no peso adequado ou muito próximo dele, e mesmo assim apresentam depósitos de gordura em pontos localizados que não desaparecem com dieta e atividade física. Essa informação é tão importante a ponto de ter virado uma resolução do Conselho Federal de Medicina, que definiu os limites de segurança para este procedimento, a fim que de os cirurgiões não ultrapassem uma quantidade determinada de aspiração para evitar complicações.

Já na lipoescultura, temos a associada da lipoaspiração com a lipoenxertia, que é como chamamos a recolocação de gordura retirada do próprio paciente e preparada adequadamente em áreas específicas. A ideia da lipoenxertia é melhorar contorno, adicionar volume e melhorar qualidade de pele das regiões tratadas. É muito frequente na região glútea, nas mamas, na face e em áreas onde haja perda de volume por cicatrizes ou atrofia. Devemos salientar que parte da gordura enxertada pode ser reabsorvida pelo corpo, motivo por que sempre enxertamos um pouco mais do que desejamos manter, já que até 40% daquele volume pode ser perdido.

Quando está indicado cada um dos procedimentos?

Sobre a indicação dos procedimentos, esta deve ser uma decisão tomada em conjunto com seu cirurgião plástico. 

O que fazemos no consultório é avaliar a harmonia e equilíbrio das diferentes regiões do corpo de cada paciente para identificar quem se beneficia somente da retirada de volumes desagradáveis de gordura, e quem poderia se beneficiar de eventual aumento de volume em regiões específicas.

Se identificamos algum déficit de volume em alguma área do corpo que possa ser melhorada com lipoenxertia, ou quando percebemos que podemos ressaltar alguma área do corpo do paciente adicionando a ele algum volume, o médico usualmente indica então a lipoescultura. A gordurinha que tanto incomoda nos culotes, nas coxas ou na barriga pode ser o volume que faltava para deixar o bumbum mais arredondado e empinado, ou para aproximar os seios para valorizar aquele decote!

Assim como o nome indica, é possível esculpir as formas de cada paciente, trazendo à tona os contornos musculares trabalhados nos treinos, ou somente ressaltar e definir as formas do corpo, transformando a imagem vista no espelho e permitindo que cada um mostre ao mundo a sua melhor versão!

Espero ter conseguido esclarecer as suas dúvidas sobre estes dois procedimentos capazes de resultados tão transformadores! Caso tenha persistido com alguma questão, entre em contato conosco, que teremos o maior prazer em responder!